BENEFICIADORA DE AÇAÍ

17/09/2021

O projeto "Manejo de Açaí" foi realizado em 2021 pela Associação Cultural Indígena Kapot Jarinã em parceria com o Fundo Casa, por meio do contrato EM 341/2021. A iniciativa visou fortalecer as atividades produtivas tradicionais da aldeia Kapot, com foco na cadeia de produção de mandioca e no manejo de açaí. Desde o início, a comunidade foi envolvida, incluindo a participação de lideranças e representantes das mulheres da aldeia, em discussões que ocorreram na casa dos homens.

Durante essas reuniões, caciques e lideranças destacaram a importância de desenvolver o projeto em formato de Sistema Agroflorestal (SAF), o que também fortaleceria a organização da comunidade. Para isso, foi articulada a participação de parceiros e representantes locais para a elaboração do projeto, considerando as dificuldades logísticas enfrentadas pela aldeia Kapot.

O projeto foi submetido a um edital com o objetivo de promover a produção de alimentos saudáveis e o manejo de frutas nativas, além de valorizar as práticas tradicionais. As atividades incluíram reuniões sobre boas práticas de produção de alimentos, aquisição e distribuição de materiais, insumos e ferramentas, além da implementação de SAFs e manejo de frutas nativas, com a participação de técnicos no beneficiamento do açaí.